Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário de Criação da 1ª Região Militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aniversário de Criação da 1ª Região Militar

  • Publicado: Sexta, 02 de July de 2021, 07h51
  • Última atualização em Sexta, 02 de July de 2021, 07h51

Aniversário de Criação da 1ª Região Militar

( Região Marechal Hermes da Fonseca)

 

Celebramos hoje os 130 anos da criação da OM 1ª Região Militar. Com área de responsabilidade que abrange os territórios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Região Marechal Hermes da Fonseca constitui referência no âmbito do Exército Brasileiro, pelo gigantismo de seus números e grandeza de sua história.

História essa que se inicia com a criação do 4o Distrito Militar, conforme decreto presidencial assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 02 julho de 1891. Tal decreto dividia o território brasileiro em sete distritos, e as forças federais terrestres dos atuais estados do Rio de Janeiro, incluindo a capital federal da época, e do Espírito Santo foram concentradas sob subordinação do então Ajudante Geral do Exército.

Pouco tempo depois, em 1898, o Brasil vivenciava o conflito de Canudos, marcado por sérias dificuldades logísticas enfrentadas pelo Exército na época. Destacou-se, na ocasião, no esforço de reorganização do apoio ao combate, o então Ministro da Guerra e ex-comandante do 4o Distrito Militar, Marechal Hermes da Fonseca. Em 1919, no fim da 1º Guerra Mundial, por reorganização do Exército, o 4º Distrito Militar passou a ser denominado 1º Região Militar.

Posteriormente, inúmeras campanhas apoiadas pela Região Marechal Hermes da Fonseca se sucederam, desde a do Teatro de Operações da Itália, na Segunda Grande Guerra, passando pelas Forças de Paz que atuaram em Moçambique e Angola, até os episódios do litígio de fronteiras entre Peru e Equador e a independência do Timor Leste, no final dos anos 1990.

Nos dias atuais, a 1ª RM continua honrando sua herança histórica com atuações que vão desde as intervenções federais no estado do Rio de Janeiro até a Operação Acolhida e a participação ativa no formidável esforço nacional de atuação contra a Pandemia da covid19.

Nomes de ilustres ex-comandantes como Hermes Rodrigues da Fonseca, Zenóbio da Costa, Eurico Gaspar Dutra e Orlando Geisel, dentre tantos outros, inspiram cada comandante sucessor dessa verdadeira, admirável e gigantesca máquina de apoio ao combate chamada 1a Região Militar, na qual cada engrenagem ou peça é representada por um homem ou mulher plenamente cônscio de seus deveres profissionais.

Conforme Plano de Gestão em vigor, sua missão é a de planejar, coordenar, controlar, interagir e executar as atividades administrativas referentes às pessoas, fiscalização de produtos controlados e logística da 1ª Região Militar, executada em favor da Família Verde Oliva e das organizações militares apoiadas.

Controlando um universo de mais de 60.000 veteranos e pensionistas e seus dependentes, além de dezenas de milhares de usuários dos diversos serviços, a Região Marechal Hermes da Fonseca oferece à sociedade uma extensa gama de atividades com a permanente busca de qualidade.

Assim, conscientes da importância do trabalho que oferece, cada integrante da 1ª Região Militar - Região Marechal Hermes da Fonseca- cumpre sua missão sem temor, mantendo elevado o conceito conquistado ao longo de 130 anos de história da 1ª RM.

registrado em:
Fim do conteúdo da página