Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Telessaúde possibilitará atendimentos médicos em tempo real
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Telessaúde possibilitará atendimentos médicos em tempo real

  • Publicado: Terça, 21 de November de 2017, 17h19
  • Última atualização em Terça, 21 de November de 2017, 17h19

No dia 21 de novembro, em continuidade às atividades do IIº Simpósio de Saúde/Rio 2017, o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, o Gerente do Projeto Faculdade Militar de Medicina, General de Exército Francisco Carlos Modesto, o comandante da 1ª Região Militar, General Laerte de Souza Santos, o Diretor do Hospital Central do Exército (HCE), General de Brigada Alexandre Falcão Corrêa e demais autoridades militares visitaram o Projeto Telessáude  na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ.

O projeto - um atendimento médico a distância- é uma parceria entre a UFF e o HCE que tem por finalidade a interiorização das Ciências da Saúde pela utilização da tecnologia de imagens holográficas, em tempo real, com baixo custo. O Telessaúde poderá beneficiar a família militar que vive em locais remotos, em que a presença de especialistas é mais difícil. A tecnologia de imagens holográficas é utilizada por intermédio de um Consultório de Saúde Virtual (CSV) situado numa região longínqua, conectado a um Centro de Saúde Holográfico (CSH).

Após uma exposição sobre o projeto, realizada pelo professor do Núcleo de Estudos de Tecnologias avançadas da Escola de Engenharia da UFF, René Pestre, os militares assistiram, em tempo real a uma demonstração da transmissão de um atendimento com o novo sistema. Imagens dos Consultórios de Saúde Virtual instalados no HCE, no Hospital Militar de Área de Manaus (HMAN) e na 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, no Amazonas foram apresentadas aos comandantes de Região e diretores de Organizações Médicas de Saúde (OMS) do Exército Brasileiro.  

A aplicação da holografia na área da saúde possibilita o acompanhamento do atendimento de saúde a pacientes geograficamente distantes; presteza no atendimento ambulatorial; diminuição dos custos de locomoção de pacientes distantes; supervisão de profissionais de saúde situados em locais distantes por profissionais especializados, durante a realização da consulta; dentre outras. Os pacientes poderão ser observados numa imagem 3D em cores, interagindo durante a consulta, ajudando no diagnóstico e, em casos específicos, contribuindo na decisão por cirurgia ou transferência para outra localidade.

 

UFF Telesaude 2

UFF Telesaude 1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página