Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente na PMPV
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente na PMPV

  • Publicado: Sexta, 16 de September de 2022, 10h00
  • Última atualização em Quinta, 17 de November de 2022, 16h00

Rio de Janeiro (RJ) – O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído por meio da Portaria MS/GM nº 529/2013, do Ministério da Saúde e tem como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, em consonância com a prioridade dada à Segurança do Paciente na agenda política dos estados-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a OMS definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, estabelecendo um tema referente à Segurança do Paciente para cada ano.

O tema da Campanha de 2022 é “Medicação Segura”. O propósito da data é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, e as instituições de saúde para a valorização da segurança da prescrição, dispensação e administração de medicamentos.

Com o intuito de disseminar a Cultura de Segurança e enfatizar a relevância do tema, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Policlínica Militar da Praia Vermelha (PMPV) realizou a ação educativa “Medicação Segura, paciente seguro” junto à equipe assistencial, pacientes e setores administrativos, nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, com entrega de brindes e folhetos educativos aos participantes.

Para a vice-presidente do NSP, enfermeira e servidora civil Kátia Monroe, “ações como esta são fundamentais para a disseminação das boas práticas de Segurança do Paciente na Instituição, uma vez que o lúdico favorece a fixação do conhecimento além de aproximar a equipe e os pacientes do tema que é tão relevante para a nossa prática profissional”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página