Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão de Seleção 10 recebe 800 jovens por dia para alistamento

  • Publicado: Segunda, 17 de October de 2016, 09h33
  • Última atualização em Segunda, 17 de October de 2016, 09h38
  • Acessos: 4836

Mais de um milhão de jovens cariocas devem se apresentar às Comissões de Seleção para o alistamento militar obrigatório, no período de 26 de setembro a 16 de dezembro de 2016. Somente a Comissão de Seleção 10, considerada a maior da cidade do Rio de Janeiro e que tem sede no Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEx), recebe cerca de 800 jovens por dia para o processo de alistamento. Coordenado pela Seção de Serviço Militar da 1ª RM, o trabalho reúne militares das três Forças Armadas e de diversas organizações militares do município.

No primeiro dia em que se apresentam, os conscritos assistem a uma palestra inicial com orientações sobre o processo, que seleciona para as três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. Em seguida, são cadastrados no sistema, recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e passam pela inspeção física e de saúde. Os jovens considerados aptos nessas etapas são inspecionados no gabinete odontológico e fazem um teste psicoténico. Ainda no primeiro dia, participam do Inventário de Atividades Preferenciais (IAP), quando são analisadas as aptidões e identifcada qual arma tem mais identificação com cada jovem. Por último, são entrevistados sobre aspectos pessoais e sociais.

Os jovens considerados aptos voltam para o segundo dia e são separados em grupos. Nesta etapa, passam pela Bateria Classificatória de Conscrito (BCC), quando são designados para qual Força Armada poderão servir. Em seguida, fazem testes de lógica, de compreensão de texto e de operações matemáticas básicas. Para finalizar, aqueles que possuem interesse em servir em algumas organizações militares da Brigada Paraquedista participam de entrevista e de teste de esforço específico. Já os conscritos considerados inaptos no primeiro dia devem comparecer, no prazo de aproximadamente um mês, à Junta Militar mais próxima da residência para buscar o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Todas as informações coletadas nos dois dias são compiladas e inseridas no sistema de banco de dados da 1ª Região Militar, que posteriormente abastecerão o sistema geral da Diretoria de Serviço Militar, situada em Brasília. A DSM cruzará os dados e verificará as necessidades de cada Organização Militar. No mês de dezembro de 2016, ocorrerá a distribuição do número de conscritos para cada OM.

Em janeiro, o jovem deverá retornar à Comissão de Seleção onde participou do processo e verificar se irá ou não servir. Cerca de 7.500 conscritos sairão aptos das Comissões e serão designados para as diversas OM do município, onde deverão se apresentar e participar do processo de seleção específico para aquela OM. Dos cerca de um milhão de jovens que se apresentaram obrigatoriamente para o alistamento militar, em torno de 2.500 serão designados para serem recrutas nas unidades militares e incorporarem às fileiras das três Forças Armadas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página