Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1ª RM acompanha fornecimento de alimentação nos Comandos de Defesa Setoriais

  • Publicado: Segunda, 22 de August de 2016, 08h13
  • Acessos: 1466

A Equipe de Segurança Alimentar e Controle de Zoonoses e Pragas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 do Escalão Logístico da 1ª Região Militar, em cumprimento à determinação do Coordenador Geral de Defesa de Área/CML, realiza, desde janeiro deste ano, visitas diárias de orientação e acompanhamento visando fornecer uma alimentação de qualidade aos militares integrantes dos diversos Comandos de Defesa Setoriais, distribuídos em Deodoro, Barra da Tijuca e Maracanã. Os objetivos são oferecer bem-estar, elevando o moral da tropa, e garantir a manutenção da capacidade operacional do efetivo militar empregado nos Grandes Eventos.


O trabalho faz parte do Programa de Auditoria em Segurança Alimentar (PASA) do Exército Brasileiro, que tem por finalidade assegurar de modo integrado a inocuidade dos suprimentos militares de água e alimentos frente às contaminações acidentais. Esta atividade é exercida através de ações de inspeção de alimentos e análise da água para consumo, entre outras, que de maneira profilática reduzem custos com evacuação e hospitalização de doentes.


O apoio do Exército aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos emprega, no Rio de Janeiro, 21 mil homens, totalizando cerca de 80 mil refeições diárias, em sua maioria em instalações de campanha e em condições de preparo e consumo bastante diferentes das observadas na rotina diária dos ranchos existentes nas Organizações Militares. Essa condição, historicamente, propicia o aparecimento de doenças resultantes da ingestão de alimentos contaminados, conhecidas como Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) ou simplesmente toxi-infecções alimentares, capazes de desestabilizar uma força de reação e produzir um número elevado de baixas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página