Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

105 do HGeRJ

  • Publicado: Quarta, 16 de January de 2019, 08h05
  • Última atualização em Quarta, 16 de January de 2019, 08h11

Há 105 anos, militares da Guarnição da Vila Militar dispõem de um serviço de saúde de qualidade, que, no decorrer dos anos, conquistou maior abrangência quanto as áreas de atendimento e novas dimensões físicas. Tais conquistas contribuíram para que hoje esteja estabelecida uma organização militar de saúde de referência, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ). No dia 14 de janeiro, a OMS completou mais um ano de funcionamento e a data foi comemorada com um café da manhã especial.

Aproveitando a ocasião da festividade, o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Sant’ana Soares e Silva, visitou as instalações do HGeRJ e presidiu a solenidade de comemoração, que contou com a leitura do alusivo ao aniversário do hospital pelo diretor da unidade, Cel Alexandre Arthur de Souza Costa.

Histórico

Em 14 de janeiro de 1914, foi criado o Posto de Assistência da Vila Militar, o embrião do Serviço de Saúde na Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro, no terreno da Fazenda Sapopemba. Após 39 anos, a necessidade do serviço e o grau de complexidade dos procedimentos exigidos por seus assistidos fizeram a pequena unidade de saúde ser elevada, transformando-se, em 1953, no Hospital de Guarnição da Vila Militar, um hospital de pequeno porte com 56 leitos.

Em 31 de julho de 1998, a Policlínica da Guarnição da Vila Militar, que prestava serviço ambulatorial desde 1996, foi extinta e teve seu acervo em pessoal e material incorporado ao Hospital. Após 56 anos de funcionamento, tornou-se Hospital Geral do Rio de Janeiro, com a Portaria nº729, de 07 de outubro de 2009 do Comandante do Exército, que oficializou o ato a contar de 01 de novembro de 2009.

registrado em:
Fim do conteúdo da página